Objetivos

Desenvolver uma solução estrutural de um piso metálico modular para vencer grandes vãos, com infraestruturas técnicas integradas, com componentes pré-montados, configuráveis e de rápida instalação é o que se pretende conceber no presente projeto.

Propõe-se, assim, desenvolver um sistema modular de montagem versátil e rápido, prescindindo do uso da lâmina de pavimento estrutural em betão. Os módulos poderão adquirir diferentes comprimentos, com ou sem viés, adaptando-se a diferentes configurações arquitetónicas, não estando limitados, como nos atuais sistemas modulares, a configurações ortogonais padronizadas.

Com o objetivo de limitar o valor das deformações/flechas, resultantes da flexibilidade da estrutura, serão concebidas e aplicadas, durante o fabrico, contra flechas e/ou préesforço estrutural (por pré-tensão, pré-esforço orgânico ou stressed-skin). Sendo previsível que possam ocorrer vibrações das lajes em frequências percetíveis por humanos, serão estudadas formas de mitigar estes fenómenos através da aplicação de dispositivos “Tuned Mass Dampers” (TMD) no interior dos módulos, avaliando-se o custo-benefício dos mesmos. Prevê-se, ainda, que os módulos de laje sejam dotados, desde logo e em fábrica, de elementos que garantam a sua proteção ao fogo. O projeto privilegiará, também, a utilização de subprodutos da indústria em soluções que confiram isolamento a sons aéreos e de percussão, e o isolamento térmico da laje.

O projeto irá beneficiar da complementaridade das entidades envolvidas neste consórcio, a CONSTÁLICA, a A400 e o Itecons. A CONSTÁLICA é uma empresa de referência na produção de estruturas metálicas, em Portugal e no estrangeiro. A empresa A400 posiciona-se como uma empresa especializada em projetos de estruturas. Por seu lado, o Itecons é uma entidade NE do SI&I, reconhecida como Centro de Interface Tecnológico, contando com uma equipa de investigadores diferenciados e de técnicos especializados na área da construção, energia, ambiente e sustentabilidade. Estas entidades trabalharão em estreita colaboração, colocando a sua experiência e competências específicas ao serviço do desenvolvimento de um produto inovador.